Placas de ACM

FABRICAÇÃO E MEDIDAS

O ACM é composto de duas lâminas de alumínio que variam sua espessura de acordo com as características de cada placa. Entre essas duas lâminas, fica um núcleo de baixa densidade de polietileno, geralmente compondo cerca de 90% da estrutura de cada placa de ACM. Essas três camadas são fixadas juntas no processo de fabricação e é praticamente impossível separa-las depois.A placa de ACM possui as dimensões de 5m por 1,25m ou 5m por 1,50m e sua espessura pode ser de 3mm, 4mm e 6mm. A espessura da placa de alumínio ACM é determinada pela espessura da lâmina de alumínio ou ainda pela camada de acabamento e/ou pintura.
No caso da placa de 3mm, a lâmina externa de alumínio geralmente é de 0,22mm, enquanto na de 4, a lâmina varia de 0,30 a 0,40mm. Se o ACM for utilizado como um painel plano, a espessura das faces não é relevante. Porém, se a ideia é moldar o ACM em curvas ou dobras, o melhor é optar por lâminas de alumínio com mais de 0,3mm.

PINTURA CORES

As folhas de alumínio composto ACM possuem algumas cores de fábrica, que variam de acordo com sua marca. São dois os tipos de pintura: a com tinta poliéster ou PVDF Kynar 500. Ambas podem trazer uma vasta gama de cores e estilos, de cores sólidas à metalizadas, além de outras que imitam madeiras, metais e mármores, por exemplo.
As cores de fábrica seguem alto padrão e tecnologia que garantem um acabamento com alta durabilidade e uniformidade da cor entre os lotes. As pinturas são resistentes a variações climáticas e agressões do meio ambiente como poluição, maresia, entre outras. Apesar de não receber uma coloração específica, a parte interna da lâmina também recebe um revestimento protetor incolor.
Apesar dos dois tipos de pintura serem eficazes em relação a proteção da lâmina e efeitos estéticos, o acabamento PVDF Kynar 500 é capaz de garantir a uniformidade da cor por mais tempo, além de possuir uma resistência muito maior a agentes externos, pois possui não só a camada de pintura, mas também um primer e um verniz protetor. Esse tipo de pintura é mais indicado para grandes obras ou em aplicações que necessitem de uma durabilidade na pintura excepcional.

INDICAÇÃO

Por todas essas suas características, o alumínio ACM é indicado para os mais variados projetos, sendo capaz de fornecer sempre o acabamento desejado, ajudando a modernizar o visual das fachadas e detalhes de interiores, por exemplo. O uso cada vez maior dos painéis de ACM em fachadas acabou introduzindo na paisagem das cidades um conceito de modernidade e contemporaneidade, integrando funcionalidade, beleza e economia.
Para sua instalação, são utilizadas estruturas e aderentes específicos para cada caso, mas que tornam possível a fixação dos painéis de ACM nas mais diversas superfícies, produtos ou alturas. Por conta disso, o ACM se torna uma opção tanto para novas edificações, como para reformas, para pequenos ou grandes projetos. Seja qual for a necessidade, o alumínio ACM sempre apresenta o melhor custo benefício do mercado.
O alumínio ACM é uma das melhores soluções para a criação de fachadas comerciais ou residenciais, além de ser muito indicado para o revestimento de pontos estruturais como por exemplo: pilares, marquises, testeiras, colunas entre outros elementos específicos. Além disso, sua versatilidade, alto grau de resistência em relação ao peso e corrosão, leveza, durabilidade, isolamento térmico e acústico aliam a alta praticidade, funcionalidade e design.
Como já dito anteriormente, as aplicações do ACM não se limitam a revestimentos exteriores. Esse material pode ainda ser utilizado em revestimentos de interiores, ou mesmo em peças e elementos de decoração. Além disso, na comunicação visual, o ACM pode ser utilizado para a fabricação de totens, placas, letras caixa, luminosos, entre outros.

VANTAGENS E LIMPEZA

O alumínio ACM é reconhecido e comprovado mundialmente como o melhor revestimento arquitetônico disponível atualmente para todas as condições climáticas e ambientais. É um material estável e ainda flexível, com um vasto número de cores que ainda podem ser personalizadas. Para que os painéis conservem seu aspecto inicial por mais tempo, a limpeza e manutenção deve ser feita evitando produtos alcalinos, ácidos ou abrasivos,  utilizando apenas água, sabão e limpeza frequente. Para remover pichações ou avarias mais específicas, basta utilizar o solvente adequado. É resistente, bonito, sustentável, de fácil manutenção e ainda rápido de instalar.

SUSTENTABILIDADE

Muitas das vantagens do alumínio ACM são em função de ser um material sustentável. Quando escolhido para revestimento, possui vida útil de até 40 anos, o que reduz o custo de manutenção ou resíduos. Além disso, o material ajuda no bloqueio de raios solares diretos sobre a edificação, reduzindo também a transmissão do calor por convecção, o que contribui para menos aquecimento de ambientes internos e consequentemente menor uso de ar-condicionado, gerando uma economia de energia e emissão de CO2. Além de proteger as estruturas de radiação, as placas de ACM também protegem das chuvas, tempestades, secas, entre outros fenômenos climáticos.  Além de bonitos e práticos, o alumínio ACM ainda é totalmente reciclável e Incombustível.

WhatsApp chat