Da mesma forma, a obesidade pode afetar negativamente a fertilidade da mulher

Um estudo com mais de 2.000 mulheres em idade reprodutiva nos Estados Unidos e no Canadá mostra que a probabilidade de engravidar durante um ciclo menstrual diminui em 22% com um índice de massa corporal (IMC) entre 35 e 39, em comparação com mulheres com um ciclo saudável IMC (entre 18,5 e 24); para um IMC entre 40 e 44, a probabilidade diminui em 39%; mulheres com IMC maior que 45 tiveram a menor probabilidade de concepção, com uma redução de 58% em comparação com indivíduos saudáveis.

“O excesso de peso causa uma reação inflamatória que pode afetar a qualidade e a implantação dos óvulos”, explica Hill. Outros fatores não relacionados à qualidade dos óvulos também podem comprometer a fertilidade. Uma história de doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia, pode levar ao bloqueio das trompas uterinas ou infligir danos que afetam a fertilidade da mulher.

Por isso é fundamental usar preservativo ou limitar o número de parceiros, segundo especialistas. A fertilidade também pode ser prejudicada por distúrbios hormonais que interferem na ovulação, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma condição caracterizada por níveis anormalmente altos de hormônios masculinos, andrógenos, excesso de peso e resistência à insulina. O mesmo vale para a endometriose, que é o crescimento de tecido semelhante ao revestimento uterino fora do útero.

Miomas, tumores benignos compostos de tecido muscular e fibroso, também podem causar problemas que aumentam o risco de aborto espontâneo, acrescenta Byron. Finalmente, se uma mulher fez quimioterapia ou radioterapia na pelve como parte do tratamento do câncer, esses procedimentos podem afetar os ovários e impedi-los de liberar óvulos. https://adrianadegoes.med.br/fertilizacao-in-vitro-fiv/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *