Dificuldades específicas dos estudantes internacionais

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O AELIES recomenda oferecer treinamento prévio sobre o funcionamento da educação a distância e o ambiente digital da instituição. Tal abordagem está alinhada com a visão da CLIFAD, para a qual “ADF está ao alcance de todos”. o fato é que grupos de estudantes defendem a ideia de que a modalidade de formação deve ser a escolha de cada um, o que implica que os cursos oferecidos a distância também devem ser presenciais.

Nesse sentido, o AELIES recomenda não apenas continuar a oferta de cursos de acordo com ambas as fórmulas, mas também especificar explicitamente a fórmula escolhida (por exemplo, a proporção de atividades de ensino a distância) nos diretórios e planos de aula, de modo a informar a escolha dos alunos.

O ensino a distância também apresenta limitações devido aos benefícios associados à presença física de uma faculdade EAD. Esses benefícios dizem respeito ao desenvolvimento regional, bem como à socialização estudantil. O CREPUQ sustenta em particular que a educação a distância “não é suficiente”, “as faculdades EAD [devem] também deixar seus campi principais para ir onde estão as bolsas de estudantes”.

Além disso, o CREPUQ questiona o fato de que “a tecnologia permitirá diminuir a importância dos campi”, pois estes “continuarão sendo locais essenciais para a vida acadêmica”. Em perspectiva semelhante, os alunos entrevistados pela AELIES manifestaram ressalvas sobre os programas oferecidos inteiramente à distância, na medida em que “as ferramentas técnicas de sociabilidade não conseguem ser equivalentes às relações sociais que podem ser criadas face a -encarar”.

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