limpeza do casco do veleiro ou lancha, também chamada de carenagem

É uma operação essencial para garantir seu bom estado e longevidade. A exposição ao sol, à água salgada do mar ou mesmo aos combustíveis danifica gradualmente o gelcoat, este revestimento gelificado aplicado ao casco. A isto pode-se acrescentar ferrugem, tártaro, bolor ou mesmo formações calcárias (conchas).

Portanto, é recomendável lavar regularmente o casco do seu barco, especialmente se o barco estiver imobilizado por um longo período. A carenagem é feita em várias etapas: lavagem, lixamento e, finalmente, enxágue. Dependendo do material do casco do barco, a manutenção varia (madeira, poliéster, aço, alumínio , fibra de vidro, carbono, materiais compósitos…).
Jet ski yamaha 1100
Também é necessário levar em conta a natureza e extensão do dano observado. Para limpar o casco do barco contra mariscos , por exemplo, o método mais comum é o uso de ácido clorídrico diluído.

Para a lavagem de superfícies interiores e exteriores, é possível utilizar soluções ecológicas e naturais, como o sabão preto ou o sabão de Marselha. Por fim, para uma limpeza mais completa, existem produtos e ferramentas mais específicas, como lavadoras de alta pressão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *